O Reiki

O Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade, é uma filosofia de vida assente em cinco princípios.

O que é o Reiki?

O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na transferência de energia através das mãos, isto porque se acredita que desta forma é possível alinhar os chakras também conhecidos como centros de energia do corpo, providenciando o equilíbrio energético de modo a manter o bem-estar físico e mental.

A prática do Reiki é segura, não gerando nenhum efeito colateral. É de notar que o Reiki é uma filosofia de vida, pelo que não está associado a nenhuma religião, podendo ser aceite por pessoas de diferentes origens e crenças. 

Benefícios do Reiki na gravidez

O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade.

Além disto, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro.

Principais benefícios

A realização do Reiki envolve a transferência de energia para que o corpo fique em equilíbrio, gerando uma sensação de bem-estar mental e promovendo a saúde física. Nesta terapia utilizam-se técnicas de meditação e exercícios de respiração, levando a variados benefícios, seguidamente encontram-se os mais comuns:

Este tipo de terapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido à sensação de relaxamento e bem-estar que proporciona. Consequentemente, através do Reiki é possível reduzir também os sintomas do stress, que provocam ansiedade, promovendo o sentimento de paz interior e servindo como calmante, pois se utiliza técnicas de respiração e meditação.

Na Mente&Coração ensino a própria pessoa a utilizar os princípios do Reiki no dia-a-dia para que seja possível a aplicação da técnica em momentos com maior stress e ansiedade.

O Reiki pode ser usado para auxiliar o tratamento de depressão, pois através da aplicação das técnicas de imposição das mãos é possível alinhar a energia vital do corpo e reduzir os sintomas provocado por essa doença, como tristeza excessiva, cansaço físico e perda de energia e de interesse nas atividades que antes geravam prazer.

A sensação de bem-estar provocada pela realização do Reiki é capaz de aumentar a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. E ainda, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono. 

Através das técnicas aplicadas no Reiki pode-se melhorar a qualidade de vida, pois é um tipo de terapia que libera as tensões emocionais, fazendo uma limpeza na mente, promovendo relaxamento interior. O Reiki gera na pessoa sentimentos de esperança, bem-estar, alegria, paz e autoconfiança e isso faz com que seja possível realizar as tarefas diárias com mais facilidade e mais ânimo.

Cinco Princípios do Reiki

Os cinco princípios, começam por uma atitude – Só por hoje que pede aos praticantes que foquem a sua atenção no momento presente. De forma a se desapegarem da depressão do passado e da ansiedade do futuro.
De seguida, Sou calmo que remete para a procura e construção de uma vida pacífica e feliz. Por sua vez, Confio significa que é necessário trabalharmos na nossa confiança – em nós, nos outros, na vida. A expressão Sou grato é uma forma de agradecer a vida serena.

Seguidamente, trabalho honestamente pede aos praticantes que trabalhem empenhadamente para nos melhorar, sabendo cultivar harmonia, autoconfiança, gratidão e bondade. Por último, Ser bondoso é saber cuidar de nós próprios, saber dar o amor que temos aos outros, também a nós. É cultivar no nosso ser tudo o que realmente queremos para os outros e para a vida.

Os cinco princípios de Reiki são verdadeiras orientações para a mudança da consciência de qualquer pessoa e são a prática de Reiki que devemos realmente seguir. O Reiki começa com as mãos em gassho, as mão juntas em sinal de respeito, num momento de atenção plena e na vivência dos cinco princípios.

Tópicos Relacionados

Se quiseres saber mais sobre o Reiki e/ou Karuna vê os seguintes tópicos!

Em caso de dúvida, por favor contacta-me. Terei todo o gosto em responder.

1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Beatriz
Beatriz
9 meses atrás

Gosto muito deste site!